AMCENTRO

AMCENTRO celebra aniversário de seus associados do terceiro trimestre de 2023

Nesta ocasião em que a Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AMCENTRO, celebra o aniversário de seus membros, os cumprimentos são destinados às localidades de Júlio de Castilhos, Jaguari, Nova Palma e Dona Francisca.

A entidade tem como objetivo a representação política e institucional, com a finalidade de promover e proteger as causas da região. Atualmente, a liderança da associação está a cargo do prefeito de São Vicente do Sul, Fernando da Rosa Pahim, em conjunto com o primeiro vice-presidente, Gustavo Terra, prefeito de Tupanciretã, e o segundo vice-presidente, André Luiz Rossato, prefeito de Nova Palma. Ela engaja-se com os 33 municípios da Região Central, auxiliando em questões que visam assegurar seus direitos, avanços, desenvolvimento e fortificação. Parabéns e desejos de prosperidade a todos.

Júlio de Castilhos - 132 anos


​Júlio de Castilhos completou 132 anos de emancipação no dia 14 de julho, quando, em 1891, ocorreu a emancipação. A cidade, na época, se chamava “Vila Rica”. Finalmente,em 31 de dezembro de 1904, o nome atual foi oficializado em homenagem ao seu ilustre munícipe, que foi jornalista e político. Júlio de Castilhos ocupou o cargo de “presidente”, equivalente ao atual “governador”, do Rio Grande do Sul por duas vezes.

Júlio de Castilhos é conhecida por preservar e celebrar a cultura gaúcha. A cidade promove eventos tradicionalistas, como rodeios, festivais de música e dança, mantendo vivas as tradições do Rio Grande do Sul.

A economia da cidade é fortemente baseada na agricultura e pecuária. A região é propícia para o cultivo de soja, milho, trigo e criação de gado, contribuindo para a produção agrícola do estado.

O município destaca-se por seu turismo rural em antigas fazendas e, também, religioso com as “Águas de Santo Antônio”, que nos anos 1927 a 1930, tornou Júlio de Castilhos conhecido nacionalmente, inclusive recebendo a visita do Presidente Getúlio Vargas. Outro ponto importante é o Jardim das Esculturas, localizado a 35 quilômetros do centro da cidade.


Jaguari - 103 anos


Jaguari, município do Rio Grande do Sul, conquistou sua emancipação em 16 de agosto de 1920. Isso ocorreu através do desmembramento de territórios de São Vicente, São Francisco de Assis, Santiago e Júlio de Castilhos. Miguel Chmielewski foi nomeado o primeiro intendente provisório, seguido de sua vitória nas eleições de 25 de setembro, com Cloraldino Teixeira como vice.

Localizada a 400 km da capital do Estado e 105 km a oeste de Santa Maria, Jaguari possui uma população de 10.579 habitantes, conforme o censo de 2022. A economia do município se baseia principalmente na agricultura, com cultivos de arroz, soja, milho, fumo, cana-de-açúcar e uva, além da criação de gado e apicultura. A cidade é reconhecida pela produção de cachaça e vinho branco do tipo Goethe, conhecidos em todo o estado.

Uma marca do município é o Carnaval, que reúne cerca de 80 mil pessoas em cinco dias de festejos. O evento é importante na economia local tendo em vista o número de foliões que viajam à cidade.


Nova Palma - 63 anos


O Centro do Estado esconde inúmeras joias, uma delas é a encantadora cidade de Nova Palma. Apesar de seu tamanho pequeno, Nova Palma oferece aos visitantes uma visão única da cultura e história brasileiras. É um município cheio de memórias, há registros que seus primeiros moradores estavam lá em 1100 A.C. e foi desenvolvida quando os primeiros colonizadores chegaram à região.

Além de histórica, a pequena cidade também é conhecida pela sua paisagem natural exuberante.

Nova Palma é considerada a Capital dos Capitéis da região, pois em seu território encontram-se muitas capelinhas, que são os principais atrativos do Caminho dos Capitéis. Com a oferta de roteiros para serem percorridos, em partes ou na sua totalidade, a pé, de bicicleta ou com veículo automotor, os visitantes e a própria comunidade tem a possibilidade de realizar passeios com o enfoque de turismo religioso e/ou turismo no espaço rural e/ou turismo cultural/arquitetônico.


Dona Francisca - 58 anos 


Dona Francisca localiza-se à margem direita do Rio Jacuí. É uma cidade tranquila para se morar e marcada pela beleza natural geográfica. Distante 270 km da Capital Gaúcha, o município tem uma população de 3.401 habitantes. 

A cidade destaca-se nas comemorações da “Semana do Município” celebrando o dia 17 de julho de 1965, sua data de Emancipação, com uma diversidade de eventos e opções turísticas, uma rica gastronomia italiana e alemã com os deliciosos pães de amendoim e o saboroso risoto na tradição, a peculiar culinária africana com a portuguesa. 

É conhecida como “Namorada do Rio Jacuí”, Terra Natal do Coroinha Adílio Segabinazzi Daronch, primeiro Beato coroinha no Mundo, o qual tem homenagens por toda a cidade. Capital da Cerveja Artesanal e “Berço de um Cinodonte” do período triássico, há 242 milhões de anos, que deu origem a todos os mamíferos do planeta.






Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colégio Totem de Santa Maria: excelência acadêmica, serviço e de estrutura Anterior

Colégio Totem de Santa Maria: excelência acadêmica, serviço e de estrutura

Escola Santa Catarina: promovendo educação de excelência com valores cristãos Próximo

Escola Santa Catarina: promovendo educação de excelência com valores cristãos

publieditorial